Coordenador : Andressa da Silva Formigoni
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 364317.2201.345908.15022023
Departamento/Setor: MZO
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público-alvo abrangido pelas ações propostas será composto por discentes dos cursos de veterinária da Universidade Federal Fluminense, caracterizando a comunidade interna, bem como alunos do ensino médio localizadas nas cidades de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, e a comunidade residente na região mencionada, representando a comunidade externa.
Local de atuação: As ações pertinentes ao projeto proposto serão realizadas na Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense, em escolas municipais e/ou estaduais de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, bem como em diferentes pontos de venda de carne suína como supermercados, hipermercados e restaurantes, localizados nas cidades supracitadas.
Objetivo
a) Avaliar a percepção da população residente nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, sobre a qualidade da carne suína e a frequência de consumo desse produto, por meio de questionário físico e eletrônico; b) Conscientizar alunos de ensino médio, por meio de palestras e cartilhas, sobre a evolução ocorrida na produção suinícola nas últimas décadas, o que levou à melhora das características nutricionais da carne, visando a mudança de percepção dessa proteína; c) Esclarecer ao consumidor, através de informativos técnicos, folders e folhetos explicativos distribuídos em diferentes pontos de venda de carne suína, sobre os fatores limitantes evidenciados no questionário, visando estimular o aumento do consumo dessa proteína; d) Divulgar em rede social as ações ocorridas, bem como, receitas e os benefícios da carne suína, buscando alcançar o máximo de pessoas, com a finalidade de quebrar tabus que envolvem o consumo desse produto.
Resumo
Em virtude do baixo consumo de carne suína no país, o que afeta diretamente a produção interna, o presente projeto tem como proposta a realização de campanhas de esclarecimento sobre a qualidade dessa proteína. Inicialmente, serão coletadas informações por meio de questionário físico e eletrônico, cujo objetivo é avaliar a percepção da população residente nos municípios de São Gonçalo, Niterói e Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, sobre a qualidade da carne suína e a frequência com que esse produto é consumido. A partir da análise dos dados obtidos, serão identificados os obstáculos mais relevantes que acometem o crescimento desse consumo, para que assim sejam trabalhados os principais pontos-chave sobre as possíveis limitações. Diante disso, serão realizadas palestras de esclarecimento da qualidade da carne suína para alunos do ensino médio, com a finalidade de desmistificar informações equivocadas sobre esse alimento. Além disso, boletins técnicos, folders e folhetos explicativos serão elaborados e distribuídos diretamente ao consumidor em diferentes pontos de venda de carne suína, contendo informações direcionadas aos aspectos limitantes identificados. Também, serão elaboradas cartilhas e será criado um perfil em rede social para a divulgação das ações executadas e publicações relacionadas ao objeto da campanha. Dessa forma, espera-se conscientizar a comunidade e jovens estudantes sobre a qualidade nutricional e esclarecer os mitos inerentes a carne suína, contribuindo para o aumento da demanda interna desse produto, e, consequentemente, o crescimento da atividade suinícola.